Português (pt-PT)Português (pt-BR)
Logo
  • Entrada
  • Entrevistas aos usuários
  • Entrevista ao utilizador Nuno Casimiro

Entrevista ao utilizador Nuno Casimiro

O vendaWEBSITES esteve à conversa com Nuno Casimiro, um empreendedor digital português, o qual o vendaWEBSITES considera ser uma das pessoas em Portugal que sabe mais de domínios usados e assuntos relacionados com domínios.

Nuno Casimiro


Nome: Nuno Casimiro
Site: nunocasimiro.com

vendaWEBSITES: Como vê o mercado de domínios usados em Portugal?

Nuno CasimiroOs domínios de internet são um activo pouco valorizado em Portugal para quem tem poder de compra para os mesmos, pelo menos por enquanto. Quem sabe no futuro possa ser diferente.

Regra geral são empreendedores que adquirem domínios a outros empreendedores, logo como a capacidade financeira é diminuta, os valores só podem baixos. Quem compra domínios também já tem vários.

vendaWEBSITES: Estando o Nuno há muito tanto na área, acha de houve melhores dias para o negócio dos domínios usados? Quais as tendências que antevê?

 

Nuno CasimiroAntevejo muitos investidores em domínios a não renovarem os domínios que possuem, pois não obtêm retorno. Se o parking domain rendesse, poderia ajudar a salvar alguns investimentos. Se se conseguisse vender alguns domínios por ano, poderíamos ter uma base que permitia suportar o investimento, ou alguns investimentos. Mas é muito difícil vender, porque não há compradores. Para haver compradores é necessário que percebam a importância dos bons domínios. Poucos conhecem essa importância.
Dou um pequeno exemplo, as maiores empresas na internet em Portugal não possuem um portfólio de domínios, seja a Sapo, a Portugal Telecom, Caixa Tec e outras. Se as grande empresas tecnologias portuguesas não investem em domínios quem irá investir?

vendaWEBSITES: O que pensa das avaliações dos domínios em Portugal?

Nuno CasimiroNum mercado onde existem muitas opções para registar domínios os valores não podem ser elevados. O valor dos domínios está relacionado com o que depois se pode fazer com o domínio e os rendimentos esperados. Portugal tem 10 milhões de habitantes, logo não podemos esperar muito, pois os negócios dos domínios baseiam-se na escassez. Existem tantos bons domínios disponíveis. 
Já comprei 5 domínios, mas apenas porque sou teimoso e gosto de ter os domínios que acho ideais, porque caso não consiga adquirir o domínio, registo um novo e utilizo-o.
O negócio dos domínios é altamente especulativo, a valorização é por vezes surreal. As pessoas por vezes não têm uma minima ideia do valor dos domínios.

vendaWEBSITES: Que projectos tem para o futuro?

Nuno CasimiroTenho vários projectos na calha, o primeiro será uma rede de sites que apresentarei em meados de Julho de 2015. Que está a ser construída (lentamente).
Ainda não desisti da ideia de criar o meu próprio marketplace de domínios focado no mercado inglês. Só preciso de tempo e algum dinheiro para registar os primeiros 200 domínios para testar a minha ideia e aferir os resultados. Pode ser que consiga fazer isso em 2015. 

vendaWEBSITES: Que conselhos daria a quem quer começar a comprar e vender domínios ou sites?

Nuno CasimiroTemos de dividir a questão em 2 pontos: 1 coisa são domínios outra são websites. No que diz respeito a domínios, não cometam o mesmo erro que eu cometi, foquei-me no mercado português.
O mercado de domínios existe com algum vigor nos .com com foco nos EUA. Existem outros mercados importantes na área do domaining (Chinês e Alemão) mas existem as barreiras linguísticas. Não é decerto para todos.
No que diz respeita a websites, não tenho muito conhecimento até porque só comprei 2 websites e foi recentemente. Vejo bastantes sites e blogs abandonados que poderiam ser vendidos.

 


Código de segurança
Atualizar